Os 5 Melhores Games Japoneses de todos os tempos

Sim, os melhores jogos japoneses são peculiares e únicos

Games japoneses, por si só, guardam toda uma atmosfera diferente e pouco usual. Não que isso seja ruim, ou muito menos surpreendente, mas temos que admitir que existe algo que os diferencia dos demais. Sim, eles são os melhores games japoneses

Os melhores games Japoneses que você deve conhecer

Por si só, a época dos anos 90 e até meados dos anos 2000, games como The King Of Fighters, Rival Scholls, Gundam Wing, Prince Of Tennis, Samurai Spirits, Shin Megami Tensei, eram verdadeiros achados nos PSone, Sega Saturnos e Dreamcasts da vida. Hoje, a facilidade de jogar quaisquer clássicos desses é algo simplesmente indescritível. Assim, resta a nostalgia de anunciarmos os melhores games japoneses de todos os tempos:


1. Shin Megami Tensei… (1992, Super Famicon)

Os Melhores Games Japoneses de todos os tempos

O 1º jogo da série idealizada por Yōsuke Niino chegou ao Super Famicon em 1992 e trouxe uma trama extremamente bem elaborada e cheia de personagens carismáticos. O jogo consolidou o nome da Atlus, criou uma franquia incalculavelmente rentável e altamente relevante (até hoje o 1º jogo é lembrado em quaisquer outras obras similares ao JRPG). Vieram continuações, derivados, animes, filmes, livros,… impossível citar o quão a série influenciou os RPGs japoneses, e a obras que envolvem temas fantásticos.


2. The King Of Fighters’98 (1998, Playstation)

Os Melhores Games Japoneses de todos os tempos

Takashi Nishiyama pode não ser um dos nomes mais conhecidos pelo grande público, mas pode ter certeza que você já jogou um game produzido por ele. Seja no fliperama, no PSone, no Sega Saturno, … seja aonde for, The King Of Fighters alterou drasticamente a ideia de fighting games ‘genéricos’ baseados em Super Street Fighter. O game apresentou um plantel incrível e variado, equilíbrio praticamente perfeito (os bugs encontrados até hoje não estragam de forma nenhuma a experiência), uma história relevante (sim, nessa época a franquia da Capcom penava com a indiferença, apesar da fama) e é claro, a incrível arte feita com sprites muito bem detalhados e radicalmente diferentes um dos outros.


3. Metal Gear (1987, MSX2)

Os Melhores Games Japoneses de todos os tempos

Hideo Kojima é mestre, e mestre é Hideo Kojima. Essas e outras máximas mostram o porquê do diretor, roteirista e designer de games, ser considerada uma das pessoas mais influentes da indústria do entretenimento, e também do Japão. O 1º game da franquia, que cronologicamente na verdade é o 6º, tem uma história incrivelmente complexa e adulta (para época, muita gente não estava preparada para os temas tratados), jogabilidade inovadora, belos (ainda que simples) gráficos e um final arrebatador. Esse game é o alicerce para qualquer obra que se utilize da jogabilidade stealh. É incrivelmente influente, bem como deixou um legado que expandiu a franquia MGS. Virou HQ, obra de arte, pachinko e em breve, se Deus quiser, filme!


4. Silent Hill (1999, Playstarion)

Os Melhores Games Japoneses de todos os tempos

Nassa queridíssima Konami nos proporcionou grandes emoções, principalmente medo e o sentimento mais aterrorizante. Do gênero survival horror, foi um dos mais aclamados jogos do tipo. O primeiro Silent Hill, que para muitos foi revolucionário, trazia com sigo algo inovador, seria a ambientação sombria, o clima tenso, e história profunda e aterrorizante. Devo dar jus ao segundo jogo da franquia, Silent Hill 2 lançado em 2001, que para os mais velhos, digamos assim, foi tão revolucionário, e graças a essa revolução mais jogos incríveis nos bombardaram, com isso, mais ciclos de terror, sugando nossa atenção e nos jogando ao limbo do entretenimento.


5. Final Fantasy (1987, NES)

Os Melhores Games Japoneses de todos os tempos

Eu exageraria se dissesse que Final Fantasy é o Melhor? Acho que não! É o jogo mais aclamado do passado e mesmo depois de tanto tempo continua sendo. Possui a combinação perfeita de ficção científica e fantasia? Sim, por favor!  O gênio criador por trás da franquia é Hironobu Sakaguchi e a desenvolvedora é Square Enix, que tornol possível a existência dessa bela obra. Tudo é único, a história, a ambientação e os personagens, sim os personagens, que dão ênfase, tornado assim, uma das histórias mais cativantes já criadas, tomadas como referência para muitos jogos existentes. Também é mais um caso, dentre poucos, que é referência na vida de muitas pessoas, um belo jogo capas de tal façanha merece respeito, sim, Final Fantasy foi capaz.


É claro que, jogos e mais jogos, não estão na lista. Saiba que nossa intenção é fazer você conhecer, e mostrar algo comum não seria produtivo. Então, deixe nos comentários os jogos que faltam, complementado assim nossa lista especial. Gostou do post? Então vai gostar ainda mais dos posts futuros. Curta a page OtakuBFX no Facebook. Curtindo você fica por dentro das novidades!

ShinjiNorris

Blogueiro dessa bagaça: OtakuBFX
Bombardeado por muito DBZ e CDZ na minha infância, eu comecei a entender e a amar ainda mais os animes e mangás depois de ler Neon Genesis Evangelion. Sou otaku e meu melhor amigo é o Shinji Ikari.

Se der problema já sabe quem culpar...