O que é, ou o que são os gêneros japoneses (shounen, shoujo, seinen, josei, ecchi, hentai e mais)? Pois é, muitos têm essa dúvida, vamos explicar cada um deles e um pouco mais.
Esses gêneros não abrangem somente animes, mas todo o conteúdo japonês, ou seja, animes, mangas, doramas, light novel e mais. Uma história japonesa pode conter várias classificações inseridas, já que esses gêneros são uma forma de mostrar qual tipo de conteúdo está inserido e qual público está destinado, seja o público jovem, adulto, homens, mulheres, e por aí vai.
Kodomo – Histórias infantis
Kodomo, em português significa crianças. Conteúdo com histórias infantis voltadas para as crianças, como já diz o nome. Esse sentido inocentes pode variar, e muito, tome cuidado ao pesquisar animes com esse gênero. Pode acreditar, existem animes com apelo sexual relacionadas ao nome kodomo.
Kemono – Histórias com animais de características humanas
Histórias com animais, sejam eles de estimação, selvagens ou simplesmente fofinhos. Uma peculiaridade, esses animais se assemelham as características humanas. E assim como Kodomo, pesquisando animes desse gênero podemos encontrar animes com apelo sexual, então, tome cuidado.
Shounen – Para o público jovem masculino
Traduzindo fica “garoto”, o nome diz tudo, voltado para os garotos jovens, mas isso não impede de uma garota conferir histórias do tipo. O shunen é um gênero e também uma classificação de público, no caso seria o público jovem masculino. Animes direcionados para esse público geralmente tem ação, muita pancadaria, história leve e fácil de entender. Para dar um toque especial, como consequência cair no gosto masculino, muita comédia para esse público.
Mecha – Histórias com robôs gigantes
Conteúdo com robôs e maquinas de tamanho pequeno, médio e gigante. Estão inseridos em histórias shounen. Histórias com robôs gigantes contém muita destruição de cenário, casas, prédios e cidades inteiras vão para os ares. Se robôs gigantes existissem você não iria querer estar perto para ver fight, não é mesmo?
Shoujo – Para o público jovem feminino
Significa “garota”. Como o nome já diz, é voltado para o público jovem feminino, mas as mulheres mais velhas, digamos assim, também curtem. Tem foco mais no romance e desenvolvimento dos personagens. Os traços de animes e mangás shoujo tem um toque mais feminino e delicado. Os autores dão um toque especial nas cenas de carinho, declaração e beijo. Essa característica com certeza é para o público feminino, mas existem alguns shoujo que o garotos gostam.
No shoujo pode haver algumas classificações específicas, que são subgêneros, veja:
Bishoujo: significa “garota bonita”. Classifica conteúdos que contém garotas e mulheres bonitas
Bishounen: significa “garoto bonito”. Está inserido em conteúdos para mulheres
O nome desses subgêneros são bem explicativos, histórias com garotos e garotas bonitas.
Seinen – Público adulto masculino
Voltado para os homens adultos. Com história mais séria aborda política, religião, assassinato, sexo, drogas e linguagem pesada. Resumindo, o seinen é o shounen sem limitações e que geralmente contém pouca comédia. As mulheres mais serias também gostam do gênero, nesse caso pode ser universal.
Josei – Público adulto feminino
Novamente resumindo, é um shoujo porém com uma pegada mais séria e vai muito além de uma paixão adolescente. Um típico shoujo contém personagens que ainda estão no colegial, mas no josei a história vai além, seria a faculdade, casamento e filhos.
Ecchi – Contém humor erótico
Significa “indecente”. O nome origina-se da leitura do H em inglês e é uma espécie de prévia do hentai ( logo irei explicar o hentai). Animes desse gênero tem uma história boa, porém parte do tempo fica com humor sexual bem moderado, o famoso fan-service. Esse fan-servise é o ato de servir ao fã, geralmente fã masculino, em cenas que expõe o corpo das personagens aos fãs. O fan-sevise é apenas inserido, faz essa alternância de história principal para o fan-servise.
Harem – História com protagonista que tem várias admiradoras
Bom, a grande maioria dos animes ecchi contém harem. Em cenas nada convencionais que são o estopim para o fan-service (explicado anteriormente), vemos o protagonista em cenas diferentes e sempre com uma nova garota.
Gore – Histórias com cenas macabras e sem censuras
O gênero seria o mais hardcore de todos em termos de assassinato das formas mais cruéis. Mortes lentas, cabeças destroçadas, membros arrancados a força e muito, muito sangue e entranhas para todo os lado. Não possui origem japonesa, mas está presente em muitos conteúdos japoneses.
Hentai – Histórias com sexo explícito heterossexual
Significa “anormal ou pervertido”. Conteúdos japonês desse gênero tem sexo explícito heterossexual e a maioria é focada nisso e não em uma história elaborada e profunda. O hentai é uma classificação geral e serve para, de certa forma, generalizar conteúdos japoneses que contém sexo explícito, mas apenas heterossexual. Para retirar esse certo limite temos o fanfic, seria para expandir os horizonte, ou seja, para atingir qualquer tipo de público, sejam eles homens, mulheres e homossexuais, que possuem fetiches específicos ou querem algo mais.
Fanfic – Tipos de narrativas mais específicas
Fanfiction, fanfic ou apenas fic é uma narrativa ficcional, escrita e divulgada por fãs em blogs, sites e em outras plataformas pertencentes ao ciberespaço.
Algumas Fanfic mais conhecidas:
Yuri
Cenas de romance entre duas mulheres onde é incitado o sexo, mas não é retratado explicitamente.
Yaoi
Cenas de romance entre dois homens onde é incitado o sexo, mas não é retratado explicitamente.
Shounen-ai
Contendo cenas leves de relacionamento entre homens, contendo geralmente, no máximo, beijos.
Shoujo-ai
Contendo cenas leves de relacionamentos entre mulheres, contendo geralmente, no máximo, beijos.
Lemon
Com cenas de sexo explícito entre homens.
Orange
Com cenas de sexo explicito entre mulheres.
Dark Lemon/Orange
Com cenas de sexo com relação homossexual, sendo dark Lemon relação entre homens e dark Orange relação entre mulheres, com violência explícita.
Shotacon
Com romance entre um homem/mulher mais velho com um menino.
Lolicon
Com romance entre uma mulher mais nova e uma mulher/homem mais velho(a) – O termo deriva da história “Lolita”.
Nota: Listei somente as fanfic consideradas gêneros conhecidos, veja todas neste link.
Esses foram todos os gêneros que você deve conhecer, mas se quer aprofundar mais sobre os tais gêneros ou até mesmo encontrar um que mais se encaixa ao seu perfil, veja os anime de cada gênero, mas tome cuidado ao conferir os gêneros do tipo Fanfic, já que a maioria está relacionada ao conteúdo sexual. É isso, sempre que alguma dúvida surgir volte aqui e consulte novamente.
e foi aqui que toda a loucura do Danshi-senpai começou (mesmo sendo quase inexistente nesse tempo).
Foi um post bem explicativo, eu já conhecia os termos mas é sempre bom revisar de vez em quando.
Obrigado Gin! Verdade, dar quela revisada de vez em quando é interessante. Obrigado mais uma vez pelo comentário!