E nós atacamos novamente! Veja a parte 1 clicando aqui! Sim, mais uma listagem de clichês imperceptíveis. Como explicado no post anterior, quando digo experiente, digo pessoas que literalmente respiram animes e sabem os significados de cada gêneros, gírias e elementos. E, no post anterior tentei trazer os clichês que somente nos, otakus experiente, percebem.
7 O personagem com olhos fechados
Tá, os personagens são asiáticos e tem olhos puxados… Não, as animações japonesas não retramam personagens com olhos puxados por serem asiáticos, mas por outro motivo. Ficou curioso, né? Veja bem, esse tipo de personagem é apresentado sempre como uma pessoa de respeito, imponente e sábia. Em cenas impactantes de declaração de vingança, aviso ou guerra esses personagens simplesmente abrem os olhos, com isso nos deparamos com a verdadeira face do personagem, declarando o tal ato e assim dando ênfase a história. Um personagem típico é o Yoshimura de Tokyo Ghoul, um personagem formidável e sábio, quando abre os olhos pode saber que coisas ruins estão por vir.
6 O personagem sem expressão
Os japoneses provaram que é possível criar um personagem incrível sem emoções e demonstração de sentimento. Em algumas cenas a trama gira em torno disso, por não saber demonstrar seus sentimentos fisicamente, o personagem entra em diálogos para resolver seus próprios sentimentos, mas essa resolução sempre vem tarde. Seria um simples sorriso que surpreende a todos. Um exemplo, dentre vários, temos a Ikaros de Sora no Otoshimono.
5 Um episódio atoa, quando não existe nada para fazer
Em animes mais sério com história principal isso aparece de vez em quando, mas quando é de dia a dia temos vários. Esse tipo de episódio sempre começa com uma simples declaração, “não tem nada para fazer”… É claro que é variável, mas a frase sempre tem esse sentido. Seria em dias de calor com cigarras cantado ou férias de verão, a simples frase vem, começando assim as loucuras que só vem quando estamos atoa. O gif é do anime Danchi Koukousei No Nichijou, um episódio atoa sempre traz loucuras nesse anime.
4 Episódios com comida
Sério? Só agora você se tocou? É claro que estava na cara, mas você já se questionou disso? Cenas importantes na hora do jantar, dividir um simples picolé e bater um papinho, conversar e pedir conselhos para o dono do restaurante de lamen, bar ou cafeteria. É, tem várias possibilidades envolvendo comida, até literalmente vestir a camisa gastronômica e criar um anime só disso, um exemplo é Shokogeki no Souma.
3 A máquina de refrigerante suprema
Sim, a máquina de refrigerante rende vários diálogos. Comprar um refrigerante e pensar na vida, conhecer o amor da sua vida em frente de uma ou ter como aquele lugarzinho especial para momentos de paz… É, acredite, a máquina de refrigerante rende muitas cenas nos animes, e como.
2 Paixão repentina, mas por motivo bobo
Ser gentil na vida real não faz ninguém se apaixonar por você, mas quando se está em um anime sim, com tanto que seja o protagonista. Sério, os autores deviam se esforçar mais para criar um clima mais verdadeiro e convincente, as personagens se apaixonam por motivos bobos. Quando perguntam por que é apaixonada pelo tal personagem elas não sabem a resposta, mas algumas vezes elas dão a simples resposta, ou algo parecido: “Ele é um idiota, preguiçoso e fracote, mas, ele é gentil”… Ah, por favor, né!
1 Passeio na loja de lingeries
É, os personagens vão a um simples passeio e aproveitando que já estão na rua, passam na loja de lingeries… Está pensando em anime ecchi? Esses simples passeios vão além disso. Há cenas de vários tipos, passear com o namorado, marcar um encontro com as amigar e ir ao cinema… Mas, todos acabam sempre no mesmo lugar, a suprema loja de lingerie.
Sim, esses são os clichês de animes imperceptíveis pelos novatos
Como na pate 1, listei os clichês de animes que somente os viciados em animes vão compreender, digo aqueles fãs incondicionais e loucos como eu, então, sem mais delongas, quero saber quais clichês de animes você notou e quem sabe não fazemos uma parte 3?
Coisa mais clichê: Ser sempre 7 alguma coisa.
Exemplos: 7 Esferas do dragão, 7 Estrelas de Hokuto, 7 Irmãs do porrogatório(Umineko No Naku Koro Ni), etc.
Esqueci de falar do de outro clichê só não sei se é ou não perceptível a maioria das penttakos ou lolis com cabelos pigtails ou ponytails é tsundere exemplo: Hiyori (bleach),Eriri(Saekano),Sanar(chu 2),Kotori(date a livre),Lobato(Boku wa tomodachi ga sukunai) e se eu continuar passa de 100.
Que tal sabe aquela cena em que o cara entra no banho térmico e as garotas entram do nada Exemplo: Kiss x Sis, Juuou Mujin no Fafnir, eu não lembro se o Infinite Stratus tinha.
E também o único homem que tem poderes no meio de varias mulheres Exemplo : Juuou Mujir no Fafnir e Infinite Stratus.
Metade desses eu nunca havia me dado conta…
Esses também contam como clichês?
*Lágrimas de sangue.
*Técnicas que fazem o usuário transcender os limites humanos temporariamente a custa do próprio corpo, como a Lotus, Soumatou,Gear Second,etc…
*Personagens que parecem inofensivos e fracos mas não são ex:Meliodas.
*Personagens com uma persistência absurda mesmo após sofrerem danos que colocariam qualquer um as portas da morte, devido apenas a sua força de vontade Ex:Rock Lee
*Uma palavra, nome,frase ou tema especifico que faz o personagem sair do serio…
Eu já estava querendo uma parte 3. Esses clichês que você comentou podem ser bons. Já anotei aqui!
Já ia esquecendo também tem o bom e velho “Berserker Mode” e derivados dele afinal ver o personagem entrar em uma fúria descontrolada sem diferenciar aliados de inimigos, acompanhado de algum aumento de poder mesmo que as vezes combinado com outra coisa por EX:
“Juggernaut Drive” em Highschool DxD também conta como clichê,certo?
Mano, quer ver clichês sendo revelados assista Saiki kusou. Vou citar alguns exemplos vindos do próprio anime:
Personagens com cabelos chamativos/coloridos são sempre os mais importantes/principais.
Não importa a situação, quando roupas somem sempre haverá um resquício que protegerá a virilha
Quando surpreendidos por um novo golpe o personagem subitamente desenvolve uma capacidade de raciocínio acelerada, já que analisa todo o golpe na fração de segundo antes de dar atingido.
Entre outros como o protagonista banana que as mina pira, as ações proibidas que se forem feitas o cara morre, o protagonista faz e não morre, etc, etc
Parte 3 já está garantida! Obrigado pela dica e comentário!
cade a parte 1?
Tem o link no começo do post, Vai lá que é muito kkk