Sim, melhores animes cyberpunk. Seria esse um subgênero de ficção científica, porém muito mais específico. Se passa sempre num futuro distópico, decadente, pouco evoluído em termos de sociedade. Em compensação, a tecnologia é extremamente evoluída. Um futuro que há sempre organizações corruptas, pobreza e falta de recursos naturais.
Texhnolyze
A base da história de Texhnolyze é a cidade Lux, uma cidade criada pelo homem no subsolo da Terra com o proposito de coletar o mineral Lafia, componente importante para o processo de “texhnolyze”, a implementação de próteses bio-mecânicas em pessoas de membros amputados. Nessa cidade três organizações lutam pelo controle geral. A Organ, empresa responsável pela exploração de Lafia e implementação das próteses; Racan, uma organização de jovens texhnolyzados com ideais anarquistas; e por ultimo a Union, grupo fanático-religioso que é contra os implantes. Há também a Class, grupo de anciões que foram os primeiros a tentarem viver por si mesmos longe da área civilizada de Lux, e se mantêm afastados da cidade e de seus conflitos, mas Organ recebe ordens diretas deles.
Ergo Proxy
A história começa numa cidade futurista chamada Romdo, construída para a proteção dos cidadãos após o apocalipse ambiental global. Nesta utopia, humanos e androides coexistem uns com os outros, num ambiente de total controle. Uma série de assassinatos cometidos por robôs descontrolados infectados por um vírus chamado Cogito começa a estragar a delicada ordem social. Por trás dos panos, o governo vem conduzindo experimentos secretos com uma misteriosa forma de vida humanoide chamada Proxy, a qual supostamente teria a chave para a sobrevivência da humanidade.
Serial Experiments Lain
Lain é uma jovem adolescente solitária que desenvolve um fascínio pela informática e pelo Wired após a morte de uma das suas colegas de escola. Um e-mail, enviado por esta após a sua morte, explica que o seu corpo deixou de viver e que ela vive agora no Wired. O anime em si é bastante complexo, mas muito interessante, pois prende a atenção.
Psycho-Pass
A história se passa em um futuro não próximo onde é possível medir e qualificar a personalidade e estado mental de uma pessoa instantaneamente. Essa informação é processada e gravada, e o termo “Psycho Pass” se refere ao padrão usado para medir o estado de espirito de um individuo. Em Psycho-Pass seguimos o protagonista Shinya Kogami, um agente do governo que luta contra o crime.
Battle Angel Alita (dê preferência ao mangá)
A historia se passa em um cenário pós apocaliptico de um mundo repleto de cyborgs, violência e miséria, na cidade de Scrap Yard, no ferro velho abaixo da cidade Zalém (que é suspensa no céu para os priveligeados). O Doutor Daisuke Ido encontra uma parte de uma Cyborg ainda viva no meio do lixão. Ele a leva para casa e resolve conserta-la. Ele a chama de Gally(Alita na versão americanizada), mas infelizmente ela não se lembra de nada sobre o seu passado.
Akira
O ano é 2019 e Neo Tokyo (antiga Tokyo) já foi abalada pela 3º Guerra Mundial. Gangues de motoqueiros povoam uma nova cidade aterrorizada por grupos anti-governamentais. Kaneda é o líder de uma dessas gangues, e certa noite ele é avisado que um grupo rival invadiu seu território. Seu grupo sai à caça do grupo rival (“Palhaços”) e, durante a perseguição, um dos membros de seu grupo acaba se desgarrando – Tetsuo. Este, sofre um acidente misterioso, e acaba sendo presa de um coronel com sede de poder e de um doutor meio paranoico. Numa tentativa de livrar seu jovem amigo, Kaneda acaba por se envolver com um grupo de anarquistas.
Ghost in the Shell
Ghost in the Shell se passa depois de 2029, marcado pelo surgimento de uma nova tecnologia que permite a fusão do cérebro à computação, à rede mundial. Com isso, a barreira entre o mundo físico e digital está se desfazendo, criando novos níveis de existência, mesmo que essa tecnologia não se restringe somente ao cérebro, mas sim ao corpo todo com próteses especiais que aumentam o rendimento do corpo.
Animes cyberpunk, futuro distópico e decadente, mas maneiro
Há muito tempo queria fazer essa lista, não fiz pois na época não estava preparado para um post tão foda… Ainda não estou preparado, se eu fosse esperar até estar pronto eu nunca faria essa porra de post… Se tiver uma merda não posso fazer nada, sinto muito (mentira). Enquanto isso vou brincar com minha android, até!