Como ler um Mangá (Quadrinho japonês)

Como ler um Mangá (Quadrinho japonês)

Muita gente se pergunta “Como ler um Mangá?”. Diferente das HQs, Comics e Gibis (Histórias em quadrinho do ocidente) os mangás são impressos de uma forma diferente, o modo correto para se ler um mangá é de trás para frente, o que seria o começo, no oriente é o fim. Muitos se confundem ao ler um mangá, dessa forma perdendo o sentido da história, e realmente fica impossível entender algo assim. Mas não basta apenas ler de trás para frente, pois existem mais algumas regrinhas a seguir.

Para mangás físicos que são comprados em bancas ou pela internet, primeiro vá até o “final” do mangá e para mangás digitais apenas continue onde está, pois os leitores digitais são pré configurados, a partir daí leia os balões na parte superior à direita, e continue assim: de trás para frente, de cima para baixo… Veja alguns exemplos.

Como ler um Mangá – Exemplo 1como ler um manga quadrinho japones

 Como ler um Mangá – Exemplo 2

como-ler-manga quadrinho japones

No exemplo 2 devemos levar em consideração a ordem dos quadros, quando mudamos de um quadro para o outro percebemos que estão ligados, veja novamente o exemplo 2.

O interessante é que os mangás são desenhados de uma forma para dar espaço aos balões, ou seja, a regra descrita acima sempre vai funcionar. Veja um exemplo mais intuitivo com o mangá de Death Note.

Como ler um Mangá – Death Note

como-ler-manga-2

Esse exemplo é mais intuitivo e você pode usar ele como base para vários mangás, mas se deseja ler um mangá mais adulto é aconselhado levar como base o exemplo 1 e 2.

Se você conhece alguém que não gosta de ler mangás compartilhe essa dica, provavelmente essa pessoa não sabe dessas regrinhas.

Para mais dicas interessantes continue ligado aqui na comunidade. Se quer adicionar algo ao artigo ou prestigiar, deixe um comentário.

Danshi-senpai

Danshi-senpai

Olá, sou o louco por trás desse blog. Encontre-me fazendo minhas loucuras na categoria "otakulogia". Se você rir muito, meu objetivo estará cumprido. A insanidade é uma dádiva. Sou louco e busco loucos como eu, sempre comente para eu te conhecer melhor.
Danshi-senpai

Deixe um comentário!