Vamos a mais uma indicação e dessa vez será um anime muito peculiar e misterioso. Só não crie espectavas, você vai se arrepender muito. O que quero dizer é, ele pode ser um anime interessante, mas para certas pessoas pode ser muito chato. É baseado em uma light novel, espere muito diálogo e mistérios simples que alunos comuns podem resolver. Se você está acostumado com animes de dia a dia, ou se quer arriscar a “aprender a gostar”, pode assistir sem medo.
Hyouka
A pedido de sua irmã mais velha, o estudante Houtarou Oreki se junta ao Clube de Literatura Clássica, para impedí-lo de ser fechado, junto com Eru Chitanda, Satoshi Fukube e Mayaka Ibara. Nele, Oreki e os demais membros começam a investigar um caso que ocorreu há 45 anos, o qual envolve o tio de Chitanda. As dicas deste mistério se encontram em uma obra intitulada Hyouka, feita através de dados coletados pelo antigo Clube de Literatura Clássica. Assim, o grupo de amigos passa a resolver casos misteriosos que ocorrem dentro e fora da escola.
Clube de Literatura Clássica e seus mistérios que aguçam a curiosidade
Esse anime já começa sendo “diferentão”, é um dos poucos animes que possuem o gênero mistério e dia a dia juntos. Para quem adorou Mushishi e Haibane Renmei esse anime não vai decepcionar, ambos também são dia a dia com mistério. Diferente da sua light novel, o anime possui foco mais nos personagens, todos os personagens com suas peculiaridades, sendo o verdadeiro grande mistério do anime.
Um certo “bordão”, o estopim para qualquer mistério, é apresentado. A peculiar personagem Chitanda, a dona desse “bordão”, consegue trazer a personalidade interior de Oreki, uma personalidade determinada e intelectual, como se o clássico Sherlock Holmes encarnasse nele. A política de Oreki é “evito qualquer coisa que afete minha paz, mas quando obrigado faço rapidamente”. Essa ânsia de se manter livre de problemas afeta diretamente seu desempenho, ele realmente resolve qualquer mistério rapidamente.
Mas e o bordão? Seria “Estou curiosa!”. Mas essa é a tradução ao pé da letra, o sentido real é “Não consigo parar de pensar sobre isso!”. Sim, Chitanda é o grande empecilho de Oreki, ele quer se livrar dos assédios dela. Qualquer coisa que aguce a curiosidade de Chitanda é um perigo para Oreki, recorre a mente brilhante dele para resolver mistérios que deixam-a curiosa, seguido do bordão repetido incessantemente… O grande mistério da história é a própria Chitanda, assista o anime e preste bem atenção nela.