Yamato Damashii – O Espírito Japonês

Yamato Damashii [大和魂] é um termo japonês criado há muitos séculos para descrever o “espírito japonês”. “Yamato” faz referência ao antigo nome do Japão e “Damashii” significa “alma” ou “espírito”, referindo-se às qualidades nobres da alma, que no Japão de outrora, eram sinônimo de coragem, lealdade e bravura, características marcantes de um samurai.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a expressão “Yamato Damashii” ganhou uma grande conotação patriótica e nacionalista. O termo foi frequentemente associado aos kamikazes, pilotos de avião que realizavam ataques suicidas contra aviões, motivados pelo forte sentimento de lealdade ao Imperador.

Com o “militarismo” da Segunda Grande Guerra, a expressão acabou perdendo um pouco da sua essência original e sua estreita relação com a Natureza e o “Bushido” (Código de Conduta dos Samurais). Atualmente, no entanto, essa expressão é bastante associada ao “Budo” (Artes Marciais Japonesas), onde o praticante desenvolve não só habilidades físicas como também espirituais.

O “Yamato Damashii” também pode ser “sentido” nos dias de hoje através do senso de coletividade nata dos japoneses. Essa coisa de todos se unirem em benefício de todos. Com certeza esse é um dos principais fatores que ajudaram o Japão a se reerguer de tantas tragédias como guerras e desastres naturais.

Yamato Damashii – O Espírito Japonês

O ato de sacrifício de uma minoria em prol da maioria também é considerado um gesto de “Yamato Damashii”. O que dizer do gesto nobre dos voluntários idosos que se ofereceram para trabalhar nas zonas de risco na Usina Nuclear de Fukushima, pelo simples motivo de querer poupar a vida dos mais jovens?

Não é um belo e corajoso gesto de solidariedade e amor ao seu próximo? Quem em sã consciência daria sua vida em troca de outras vidas que nem sequer conhece? Esse tipo de postura é realmente para poucos… bem poucos…

A preocupação com o senso comum aliada ao sentimento de orgulho que os japoneses sentem de sua nação são admiráveis. Na medida certa, ou seja, sem extremismos, esse sentimento patriota é muito positivo e com certeza contribui muito para o desenvolvimento econômico e social de um país.

Por ser algo muito abstrato, é um conceito muitas vezes difícil de ser compreendido, mas a essência de “Yamato Damashii” pode ser comparado ao ar: Não pode ser visto ou tocado, mas é essencial para a vida. Não é somente aprender a cozinhar um prato étnico e sim, absorver todo o processo de preparo, incluindo o aroma, o sabor e os costumes associados a ele.

A coragem de reconstruir, a resiliência em momentos críticos e devastadores e a forma como preservam suas tradições são características natas do espírito japonês. Um templo japonês pode ter 700 anos de idade e mesmo que seja reconstruído várias vezes, suas características originais são mantidas.

As raízes e tradições preservadas são alguns dos alicerces que mantem o Japão em pé, apesar de tantas provações. Nos resta saber apenas se as novas gerações nipônicas conseguirão perpetuar esse conceito… Essa é a questão! ?

Thay

Sou Otaku por causa de Dragon Ball. Cresci lendo mangás e assistindo animes, e por isso sou apaixonada pela cultura do Japão. Sou Otaku e meu melhor amigo é o Gohan! Prazer! 信

Deixe um comentário!