Escolas de Mangá no Japão

 

No Brasil, existem muitas pessoas interessadas em mangá e dentre essas pessoas, existem aquelas que gostariam de se tornar um Mangaká (漫画家). Mangaká, significa literalmente “aquele que desenha os mangás”. Algumas pessoas que desfrutam desse talento, nem imaginam o quanto esta profissão é valorizada no Japão, apesar de ser muito competitiva também. ?

Mas se você tem talento para desenhar e uma boa criatividade para criar roteiros e histórias interessantes, ser mangaká pode de fato ser a profissão da sua vida. Se esse é o seu desejo, então não desista do seu sonho mesmo com todos os percalços que terá que superar ao longo da jornada.

Pra quem tem interesse de potencializar seu talento através de uma escola ou curso de mangás no Japão, resolvi postar aqui algumas sugestões. Claro que pra ter sucesso como mangaká não precisa necessariamente estar no Japão. No Brasil, o mercado relacionado à mangás tem crescido bastante.

Hoje em dia, por exemplo, contamos com o Brazil Manga Awards, um concurso anual onde mangakás brasileiros tem a oportunidade de divulgar seu trabalho e quem sabe até, ter sua revista publicada pela editora JBC e se profissionalizar na área sem a necessidade de sair do país.

Mas se você está no Japão ou tem interesse de ir pra lá com o objetivo de fazer um curso de mangá para se especializar, aperfeiçoar os traços ou aprender outras técnicas de desenho, confira abaixo algumas escolas e cursos de mangá disponíveis na Terra do Sol Nascente:

Tokyo Design Academy (TDA)

Tokyo Design Academy (TDA), está localizada perto da Estação Harajuku e trata-se de uma escola especializada em design, mangá e animação, fundada em 1966. Ao longo de 50 anos de história, a escola capacitou muitas pessoas que hoje ganham a vida através dessas artes.

Kyoto Seika University

Kyoto Seika Daigaku também oferece curso de mangá para todos aqueles que desejam se profissionalizar nessa profissão. O curso fornece aulas práticas de desenho e roteiro e também oferece aos alunos a oportunidade de trabalhar como assistentes de profissionais mangakás durante as férias de verão, criando um grande ambiente de aprendizado e experiência.

Manga School Nakano

Manga School Nakano é uma escola localizada em Tóquio, próximo à estação de Nakano. O grande diferencial dessa escola é que as aulas são oferecidas também em inglês, o que é uma boa opção para quem não tem muita fluência em japonês ou se identifica mais com o inglês.

No Manga School Nakano, existem intérpretes que ministram as aulas em inglês não só para alunos estrangeiros como também para japoneses que querem treinar a língua inglesa. Desta forma, as experiências e a troca cultural são estimulados entre alunos de diversas culturas.

Tokyo Daigaku Kougei

Escolas de Mangá no Japão

Tokyo Daigaku Kougei (Universidade Politécnica de Tóquio), localizado no Atsugi Campus (em Kanagawa) e Nakano Campus (em Tóquio), oferecem curso de mangá com duração de três anos.

Durante o primeiro e segundo ano, os alunos aprendem aulas teóricas e práticas, assim como Ilustração e Edição. A ideia é proporcionar um aprendizado sobre as diversas áreas relacionadas à publicação de mangás, oferecendo ferramentas para o planejamento acadêmico e profissional.

No terceiro ano, os alunos dividem-se em quatro tipos de especializações. Deste ponto em diante, eles começam a projetar seus próprios programas acadêmicos de acordo com seus próprios interesses e objetivos.

Manga Geijutsu Gakuin

Escolas de Mangá no Japão

Manga Geijutsu Gakuin é uma escola fundada em 2011 em Nagoya onde são oferecidos cursos profissionais de mangá e dublagem. A escola oferece aulas práticas para alunos que tem o objetivo de desenvolver a criatividade e trabalhar como profissionais da indústria de mangá e anime.

Mangajuku

Escolas de Mangá no Japão

Mangajuku é uma escola privada localizada em Jimbocho, centro de Tóquio, a apenas cinco minutos a pé do Instituto de Língua e Cultura Japonesa Kudan. Com mais de 15 anos de história, a escola foi criada com a finalidade de profissionalizar escritores e ilustradores de Mangá.

Yoyogi Animation School

Escolas de Mangá no Japão

Yoyogi Animeshon Gakuin é uma escola localizada em Tóquio e outras áreas do Japão como Nagoya, Osaka, Sapporo, Fukuoka, Hiroshima, Yokohama e Kanazawa. Esta escola oferece diversos cursos como mangá, animação, oficina de atores, dubladores, música, etc.

Tokyo Designer Gakuin College

Escolas de Mangá no Japão

Tokyo Dezaina Gakuin possui filiais em Tóquio, Nagoya, Osaka e Fukuoka. A escola oferece diversos cursos, entre eles estão o de animação e mangá. O curso de mangá tem duração de dois anos e o principal objetivo é capacitar profissionais e encaminha-los para trabalhar não só como ilustradores como também nas áreas de supervisão de editoriais e publicação de mangás.

Tokyo Animation School

Escolas de Mangá no Japão

Toukyou Animeta Gakuin oferece diversos cursos, entre eles o de ilustrador de manga. Os horários são flexíveis, podendo ser integral, ou no período noturno, conforme disponibilidade do aluno.

Amusement Media Sougou Gakuin

Como ser um mangaka Escolas de Mangá no Japão

Amusement Media Sougou Gakuin é uma escola com filiais em Tóquio e Osaka que disponibiliza diversos cursos como dublagem, games, animação, multimídia, jogos de computador, mangá, entre outros. A escola tem cursos noturnos para quem não pode frequentar durante o dia.

E você? Tem vontade de estudar em uma escola de mangá no Japão? Ou de fazer algum outro curso específico? Quem sabe um dia você tenha a chance de realizar esse sonho! ?

Tem vontade de aprender? Conheça o Método Fan Art, e aprende de forma rápida e online!

Japão em Foco

Thay

Sou Otaku por causa de Dragon Ball. Cresci lendo mangás e assistindo animes, e por isso sou apaixonada pela cultura do Japão. Sou Otaku e meu melhor amigo é o Gohan! Prazer! 信

Deixe um comentário!