Datas Comemorativas para Otakus

Sim, datas comemorativas para otakus! É bom saber mais, quanto mais informações desse universo melhor! Aqui estão datas bem curiosas, seja aquelas diretamente ligadas a tradições japonesas, ou relacionadas a algum meio da cultura pop japonesa (são representadas em animes, tanto que algumas já viraram clichê). Óbvio que não listei todas as datas, somente as mais importantes. Vale a pesquisa para encontrar mais datas comemorativas japonesas.


Dia do otaku – 15 de dezembro

Datas Comemorativas para Otakus

Não há nada oficinal. O dia do otaku pode ser 20 de agosto. Mas sinceramente, é melhor em dezembro, simplesmente por ser um mês mais comercial, onde as coisas estão mais baratas, o que facilita a otakice (comprar bobagens, participar de eventos e viajar). Entenda mais sobre otaku.


Dia do anime e mangá – 3 de novembro

Datas Comemorativas para Otakus

Curiosamente o dia do otaku é mais popular. O interessante é comemorar mais a origem dessa arte, como por exemplo, reverenciar o pai do anime e mangá, Osamu Tezuka. Óbvio que não é tão simples, existem vários nomes por trás dessa arte, Osamu Tezuka é apenas o mais reverenciado. Entenda a história do anime e do mangá.


Yaoi Day (dia do yaoi/fujoshi) – 1 de agosto

Datas Comemorativas para Otakus

As fujoshis agradecem. Sinceramente não sei como comemorar esse dia. Talvez convidar tuas amigas fujoshis/fudanshis para festa do pijama, ler muito doujão yaoi, falar dos boys que curtem outros boys e por ai vai… O estereótipo da fujoshi fica há mil nesse dia! Entenda mais sobre fujoshi.


Dia do hentai (há controvérsia) – 6 de setembro

Datas Comemorativas para Otakus

A data é referência ao 69… É o dia do sexo, mas otakus consideram também dia do hentai. Isso gera muita discussão, mas sempre otakus mais fanáticos tentam provar o contrário, simplesmente te enchendo com um monte de explicações (por ser hentai está dentro da indústria porno, mas pra mim foda-se). Entenda mais sobre hentai aqui.


Valentine Day (Dia dos Namorados) – 14 de fevereiro no Japão

Datas Comemorativas para Otakus

Aqui no Brasil se comemora dia 12 de junho. Por tradição dos japoneses as garotas presenteiam os esposos, noivos, namorados, ficantes, amizade colorida, peguete e amigo tádinho (eu sou o amigo tádinho) com chocolate (se eu receber chocolate vou achar suspeito, é bom de mais pra ser verdade). Entenda mais sobre Valentine Day no Japão.


Neko no Hi (Dia do Gato) – 14 de fevereiro no Japão

Datas Comemorativas para Otakus

Tão referenciado em animes que já passou do ponto (fizeram lavagem cerebral em mim, agora adoro gatos). A data é comemorada mundialmente dia 17 de fevereiro, mas como o Japão é sempre o diferentão comemora dia 14 mesmo… E curiosidade, no Japão existem os cat café, onde donos levam seus gatos para brincar e tomar café (pelo de gato no café é comum, hein). Entenda mais sobre Neko no Hi.


Dia do Sushi – 1 de novembro

Datas Comemorativas para Otakus

O primeiro sushi a gente nunca esquece (quase vomitei). Nossa, como amo shushi! Não sei de detalhes, mas nesse dia deve rolar uns rodízio de shushi, comer até não conseguir levantar de tão estufado. Servido pelos melhores sushizeiros cearenses, a barca estilo titanic rola solta… O negócio é esse, quando vira Brasil já sabe. Entenda mais aqui.


Pokémon Day – 27 de fevereiro

Datas Comemorativas para Otakus

Poxa, quem não gosta de Pokémon? É uma data muito especial, principalmente para os japoneses, eles realmente levam à sério essa data, com direito a festivais e tudo mais. Volta e meia há datas de comemoração de algum animes icônicos, como Neon Genesis Evangelion e  Code Geass. Vale pesquisar sobre. Entenda mais o universo do Pokémon.


Hanami Festival (Dia do Sakurá) – Meados de maio no Japão

Datas Comemorativas para Otakus

As cerejeiras florescem apenas na primavera durante alguns dias. Quando florescem famílias japonesas se reúnem para contemplar a beleza, com piquenique ao pé da cerejeira. Aqui no Brasil também se comemora esse dia, mas como a estação é diferente, se comemora em meados de julho e agosto. Veja a lista de locais para comemorar o Hanami aqui no Brasil.


Tanabata Matsuri (Dia das estrelas) – 7 de julho

Datas Comemorativas para Otakus

Quando as estrelas Altair e Veja se encontram as pessoas escrevem desejos e penduram em uma árvore, para que as estrelas tornem realidade. É um evento simples e bem tradicional, os pedidos são levados a templos budistas, e como diz a tradição, é levado aos deuses. Entenda mais aqui.


Dia nacional da Imigração Japonesa – 18 de junho

Datas Comemorativas para Otakus

Imigração Japonesa para o Brasil. Dia em que comemora a chegada do navio Japonês, o Kasato Maru, no porto de Santos trazendo os primeiros imigrantes japoneses em 1908. O Brasil abriga a maior população de japoneses fora do Japão, grande parte residida no “Bairro da Liberdade” (distrito da Liberdade e Sé, cidade de São Paulo). A Liberdade é ponto de turismo para muitos otakus. Entenda mais aqui.


Muitas datas comemorativas para otakus (só falta o dia da maratona de animes)

Datas Comemorativas para Otakus

Tá aí uma boa ideia, dia da maratona de animes. Mas podemos maratonar no dia do anime e mangá, ou no dia do otaku. No dia do hentai podemos maranotar hentais? Opa, ai falou minha língua. E sobre as datas comemorativas tradicionais, a maioria listadas são comemoradas também aqui no Brasil, basta pesquisar sobre. Mas já falo de antemão, no Bairro da liberdade sempre tem festival, vale a pena pesquisar.

Nota: Aqui está apenas menção curiosa das datas, caso se interesse clique nos links ou pesquise sobre. Deixe nos comentários outras datas também.


Quando chega o dia…

Datas Comemorativas para Otakus

Ganhe 14 dias grátis na Crunchyroll! Clique aqui.

Danshi

Danshi

Olá, sou o louco por trás desse blog. Encontre-me fazendo loucuras na categoria "otakulogia", se você rir muito, meu objetivo estará cumprido. A insanidade é uma dádiva, sou louco e busco loucos como eu, sempre comente para a gente se conhecer.
Danshi

Deixe um comentário!