7 Bebidas Tradicionais Japonesas Para Você Experimentar

Em relação a bebidas, o Japão é muito bem servido. Basta dar uma passadinha em uma loja de conveniência para nos depararmos com uma grande variedade de chás, sucos, bebidas lácteas, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Os japoneses estão sempre criando bebidas temáticas e sazonais, mostrando que sabem aproveitar bem os produtos que cada estação do ano oferece.

Mas hoje, conheceremos algumas das bebidas mais tradicionais do Japão, além do saque e do chá verde, que já são amplamente conhecidos. O Japão oferece muitas bebidas típicas, muitas delas aliás são bem exóticas, como o Habushu, um licor feito com Habu, uma cobra venenosa.

1. Amazake (甘酒)

Amazake (甘酒) - 7 Bebidas Tradicionais Japonesas Para Você ExperimentarAmazake (www.sharp.co.jp)

Amazake, também chamado de ama-saquê, é um vinho de arroz japonês doce, de teor alcoólico baixo, fabricado pela fermentação do arroz. É muito popular durante o Hina Matsuri, também conhecido como “Festival das Bonecas” ou “Festival das Meninas”, comemorado no dia 3 de março.

A bebida teve origem no período Kofun (250-538) e é mencionado no Nihon shoki. É considerado uma bebida para os dias frios, mas no período Edo (1603-1868) era consumido no verão para combater a fadiga. É muito nutritiva, de fácil digestão e rica em aminoácidos e vitaminas do complexo B.

2. Shochu (焼酎)

Shochu (焼酎) - 7 Bebidas Tradicionais Japonesas Para Você ExperimentarShochu (www.pref.nagasaki.jp)

Shochu é uma bebida destilada típica do Japão. Costuma ser destilada a partir da cevada, batata doce ou arroz, e tem uma graduação alcoólica de cerca de 25% (menos que o uísque ou a vodca, porém mais que o vinho e o saquê). A origem exata do shochu é incerta, mas antigamente bebidas fortes como shochu eram chamadas de araki ou rambiki (alambique), termo usado no Oriente Médio.

Acredita-se que o shochu foi criado em Kagoshima por volta da metade do século XVI. Apesar de Kyushu ser sua terra natal, a bebida é produzida em todo o Japão. Alguns shochus são destilados muitas vezes e misturados com outras bebidas, aumentando ainda mais seu teor alcoólico.

3. Awamori (泡盛)

Awamori (泡盛) - 7 Bebidas Tradicionais Japonesas Para Você ExperimentarAwamori (okinawatravelinfo.com)

Awamori é uma bebida destilada típica de Okinawa. Pode ser considerado um primo tropical do shochu e em termos de Ocidente, a bebida nos lembra a vodca, embora somente por conta da transparência, pois o sabor do Awamori é levemente mais áspero porém com um toque de doçura.

Ao contrário de shochu, que pode ser feita a partir de batata, cevada, arroz ou soba, Awamori é feita com apenas três ingredientes: Água, levedura koji preta e arroz Thai. Na verdade, esta bebida é uma versão japonesa de Lao Khao, uma bebida tailandesa que chegou nas ilhas em 1400.

4. Umeshu (梅酒)

Umeshu (梅酒) - 7 Bebidas Tradicionais Japonesas Para Você ExperimentarUmeshu (tokyo.thenote.com.tw)

Umeshu ou vinho de ameixa é um dos mais populares licores japoneses. Ele é feito de saquê e ameixas japonesas, e tem um sabor muito doce e agradável. Alguns tipos de Umeshu tem chá verde ou limão adicionados. No total, existem cerca de 300 variedades da bebida disponíveis em todo o Japão.

Seu teor alcoólico gira em torno de 10 a 15%. O sabor e o aroma do Umeshu são apreciados até por aqueles que não costumam beber bebidas alcoólicas. Muitos restaurantes costumam servir coquetéis à base de Umeshu, tais como Umeshu Rokku, Umeshu Sawa, Umeshu Soda, entre outros. “Umeshu” pode ser servido em temperatura ambiente, com gelo ou até mesmo quente (no inverno).

5. Toso (屠蘇)

Toso (屠蘇) - 7 Bebidas Tradicionais Japonesas Para Você ExperimentarToso (moogry.com)

Toso é uma bebida tradicional de Ano Novo no Japão. É feito a partir de uma mistura de muitas ervas tais como canela, ruibarbo, sanshou, Okera e kikyou. Trata-se de uma bebida cheia de superstições pois dizem que afasta doenças ao longo do ano, além de trazer harmonia para a família.

O ritual consiste em três copos, chamados sakazuki, onde cada membro da família toma um gole, começando do mais velho ao mais jovem. A tradição foi trazida da China e foi adotada inicialmente por aristocratas japoneses durante o período Heian. Hoje faz parte do Oshougatsu japonês.

6. Habushu (ハブ酒)

Habushu (ハブ酒) - 7 Bebidas Tradicionais Japonesas Para Você ExperimentarHabushu (blog.livedoor.jp)

Habushu ou Habu Sake, é um licor feito em Okinawa, muito exótico por sinal. Isso porque é feito com Habu, uma cobra venenosa muito comum no sul do Japão. A víbora é inserida dentro de um vidro com “awamori” misturado com ervas e mel, o que lhe confere uma tonalidade amarelada.

A cobra fica armazenada neste vidro até a bebida ser consumida. Algumas marcas de habushu vendem a cobra ainda dentro da garrafa. Segundo dizem, essa bebida pra lá de exótica tem propriedades medicinais e pode melhorar a libido masculina e até curar disfunções sexuais.

7. Sakurayu (桜湯)

Sakurayu (桜湯) - 7 Bebidas Tradicionais Japonesas Para Você ExperimentarSakurayu (allabout-japan.com)

Como sabemos, o sakura é uma flor que marca a primavera no Japão e a partir dela são criados muitos produtos. Uma delas é o Sakurayu, um chá feito com as pétalas das flores de cerejeira. As flores são colhidas durante seu curto florescimento, as cálices são removidas e em seguida, as pétalas são mantidas em conserva em um recipiente com vinagre de ameixa e sal, antes de serem secas.

Depois adiciona-se água fervente e serve-se com uma ou duas flores flutuando na xícara. Seu sabor é levemente salgado e é muito consumido em cerimônias de casamento. Se por acaso estiver no Japão, vale a pena experimentar esse chá que há tantas gerações faz parte da vida dos japoneses.

Fonte: Japanistas, All About Japan

Thay

Blogueira dessa bagaça: Dragon Ball Z Fanson
Sou Otaku por causa de Dragon Ball. Cresci lendo mangás e assistindo animes, e por isso sou apaixonada pela cultura do Japão. Sou Otaku e meu melhor amigo é o Gohan! Prazer! 信

Se der problema já sabe quem culpar...