10 Tipos de Dere – Muito além de Tsundere e Yandere

É, 10 tipos de Dere diferentes, para ser sincero eu conhecia apenas 4. Aqui no post uma breve explicação de cada um estará no decorrer de sua leitura. Alguns tipos de dere desconhecidos certamente pareciam clichês nos animes, bom, esses tipos são uma forma de formalizar padrões de comportamento de personagens, cabe a cada um decidir se isso é falta de criatividade por parte dos autores, ou relevar e escolher um tipo preferido, quem sabe.


1. Kuudere

Tipos de Dere - Muito além de Tsundere e Yandere

Começando pelo meu preferido. Kuudere (ク ー デ レ) ou Coodere. É um tipo que se refere a personagens frios, que não conseguem demonstrar suas emoções. Sua face é sempre intacta, mesmo com medo, ódio ou felicidade. Geralmente são amáveis com todos que ama. Mesmo sem expressões em sua face, conseguimos perceber seus sentimentos, somente pelos atos e forma agir.

Esta palavra é uma junção de Cool (ク ー ル)  que é frio e Deredere (デ レ デ レ) que é ser amável.


2. Dandere

Tipos de Dere - Muito além de Tsundere e Yandere

Dandere (だ ん デ レ). Refere-se a um personagem que muita das vezes é silencioso, sempre se afoga com seus próprios pensamentos, que nem ao menos conseguem expressá-los. Sua personalidade é devido a timidez ou apenas porque são quietos, apenas isso. No entanto, com pessoas do seu dia a dia costumam ser mais descontraídos, saem de sua concha, mostrando assim sua personalidade forte, inteligente e justa.

Esta palavra é uma junção de Danmari (だ ん ま り) que é silencioso e Deredere (デ レ デ レ) que é ser amável.


3. Deredere

Tipos de Dere - Muito além de Tsundere e Yandere

Derere (デ レ デ レ). Refere-se a um personagem que é totalmente amável, feliz e enérgico. Não importa o que aconteça, rapidamente revertem qualquer situação para algo alegre.

Este é o único tipo de personagem que possui somente a base e nenhuma junção. Pelo fato de ser totalmente amável a palavra Deredere foi empregada. Embora pareça, não possui relação com nenhum outro tipo.


4. Himedere

Tipos de Dere - Muito além de Tsundere e Yandere

Himedere (ひ め デ レ). Refere-se a um personagem egocêntrico e com complexo de grandeza. Personagem que quer ser tratado como uma princesa por todos. Geralmente personagens assim possui uma “gargalhada” caraterística, com um ar de chacota e gradeza. Também, em grande maioria, possuem um cabelo encaracolado, como de uma princesa da Inglaterra nos tempos antigos.

Esta palavra é uma junção de Hime (ひ め) que é princesa e Derere (デ レ デ レ) que ser amável.


5. Kamidere

Tipos de Dere - Muito além de Tsundere e Yandere

Kamidere (か み デ レ). Refe-se a um personagem com complexo de deus. São altamente arrogantes e orgulhosos, não tem medo de falar o que pensam e mostra a todos que está certo, mesmo não estando.

Esta palavra é uma junção de Kami (か み) que é Deus e Deredere (デ レ デ レ) que é ser amável.


6. Oujidere

Tipos de Dere - Muito além de Tsundere e Yandere

Oujidere (お う じ デ レ). Refere-se a um personagem egocêntrico e com complexo de grandeza. Mesmo sendo o masculino de Himedere, não possui as características de cabelo e gargalhada. Seu sentido é bem simples, mas é tão importante quanto.

Esta palavra é uma junção de Ouji (お う じ) que é príncipe e Deredere (デ レ デ レ) que é ser amável.


7. Undere

Tipos de Dere - Muito além de Tsundere e Yandere

Undere  (ウ ン デ レ). Refere-se a personagens que diz sim para praticamente tudo que seu amado propõem. Suas decisões sempre tem um interesse amoroso, mas isso também pode ser perigoso, já que a pessoa amada pode ser alguém com más intenções. Seu comportamento se deve por que está perdidamente apaixonada, com isso faz de tudo e o impossível por seu amor.

Esta palavra é uma junção de Un (ウ ン) que é o curto caminho do sim e Deredere (デ レ デ レ) que é ser amável.


8. Tsundere

Tipos de Dere - Muito além de Tsundere e Yandere

Tsundere (ツ ン デ レ). Provavelmente o mais popular e mais utilizado em histórias japonesas, como animes e mangás. Refere-se a personagens com temperamento ruim, mas somente de aparência, pois seu interior é amável. É aparentemente arrogante porque não sabem expressar seus sentimentos, com isso, sempre quando estão com vergonha apelam para a agressão física simplesmente para esconder suas emoções. No decorrer de uma história, inicialmente são arrogantes, mas se tornam amáveis e tendem a deixar de lado esse temperamento ruim.

Esta palavra é uma junção de Tsuntsun (ツ ン ツ ン) que é desviar o olhar de um jeito rude e Derere  (デ レ デ レ) que é ser amável.


9. Mayadere

Tipos de Dere - Muito além de Tsundere e Yandere

Mayadere (ま や デ レ). Refere-se a um personagem antagonista que muda de lado, tornado-se do bem. Certas circunstancias fazem esse personagem tomar suas decisões, geralmente por admiração ou amor. O personagem é mortal e imprevisível para o protagonista, já que esse mesmo personagem era um vilão. Também costuma fazer piadinhas que um dia irá matar o protagonista.

Esta palavra é uma junção de Maya (ま や) que é ilusão e Deredere (デ レ デ レ) que é ser amável.


10. Yandere

Tipos de Dere - Muito além de Tsundere e Yandere

Yandere (ヤ ン デ レ). Certamente é um dos mais papulares e também é o oposto de Tsundere, tornar-se amável, e sendo o oposto, é tornar-se hostil. Refere-se a personagens agradáveis, doces e fofas, mas que por circunstancias amorosas mostram um comportamento hostil. Isso se deve por sua paixão doentia por outro personagem, sentem ciume de qualquer coisa e tende a “proteger” seu amado de tudo e de todos. O comportamento é simplesmente matar todos e exilar seu amado, com a intenção de proteger, tomando-o para si mesma como seu objeto de adoração.

Esta palavra é uma junção de Yanderu (や ん で る) que é emocionalmente doente e Deredere (デ レ デ レ) que é ser amável.


Variação de Tsundere: Tsunshun

Tipos de Dere - Muito além de Tsundere e Yandere

Tsunshun (ツ ン し ゅ ん). Esse é o menos comum de todos e atualmente possui somente uma personagem com esse comportamento, que é a Ririchiyo do anime Inu x Boku SS. Refere-se a personagens frios, hostis e solitários, sendo assim, altamente perigosos, mas quando sozinhos tendem a ser vulneráveis. Quando ocorrem mudanças em sua vida, como conhecer pessoas novas e morar em um ambiente mais acolhedor, se esforçam para largar esse comportamento frio, mas quando são frios se arrependem por isso e para corrigir tendem a ser gentis.

Esta palavra é uma junção de Tsuntsun (ツ ン ツ ン) que é desviar o olhar de um jeito rude e Shun (しゅん…) que é derivado de um efeito sonoro japonês representando por melancolia, para baixo, triste, deprimido, etc.


Variação Yandere: Yangire

Tipos de Dere - Muito além de Tsundere e Yandere

Yangire  (ヤ ン ギ レ). Não necessariamente seja uma variação, mas tem apenas um detalhe que muda. Refere-se a personagens agradáveis, doces e fofas, mas que por certas circunstancias mostram um comportamento hostil. Não está ligado ao amor, no caso de Yandere. Sua mudança de comportamento do normal para o hostil se deve pelo ambiente em que está residida, um ambiente de caos e terror, assim mostrando esse lado, com intuito de se proteger ou por que são naturalmente hostis em seu interior.

Esta palavra é uma junção de Yanderu (や ん で る) que é emocionalmente doente e Kire (きれ) que é cortar laços emocionais.


São muitos! Tipos de Dere vai além de Tsundere de Yandere

Tipos de Dere - Muito além de Tsundere e Yandere

O fato é, esses padrões de comportamento foram virando clichê nos animes. Para dar aquela formalidade e tirar a taxação de “clichê”, dondo um ar mais legal, foram surdindo classificações e gírias para cada tipo de comportamento. Hoje em dia, com o crescimento da industria do anime, provavelmente mais tipos de Dere vão surgir. Como dito, um padrão de comportamento muito recorrente em animes, com certeza terá um nome para defini-lo.


Qual o seu preferido?

Tipos de Dere - Muito além de Tsundere e Yandere

Já que está aqui, conheça a YohStore. São mais de 700 produtos de anime, K-pop e moda oriental!
Danshi-senpai

Danshi-senpai

Olá, sou o louco por trás desse blog. Encontre-me fazendo minhas loucuras na categoria "otakulogia". Se você rir muito, meu objetivo estará cumprido. A insanidade é uma dádiva. Sou louco e busco loucos como eu, sempre comente para eu te conhecer melhor.
Danshi-senpai

Deixe um comentário!